10 lições do Papa Francisco

exemlo de humildade, Exemplo de vida, igreja católica, Lição de vida, lições do papa francisco, mensagem para facebook, Papa, Papa Francisco, Simplicidade, texto para facebook, Textos
971157_647356638607832_699383234_n1 – VIAJE LEVE PELA VIDA
Quem tem pouco é mais livre, mais feliz. O ser humano está sufocado pelo capital material, as pessoas têm sede do capital espiritual. Isto pode nos ajudar a repensar o materialismo exagerado dos nossos tempos. As mensagens que o papa passa com suas ações fazem sentido para o espírito.
2 – DÊ IMPORTÂNCIA AOS VALORES
Em lugar do apego aos bens materiais, o papa Francisco tem valores. O exemplo de Francisco deixa claro que um punhado de convicções, gostos e atitudes simples, podem, muitas vezes, ser mais importantes que um vasto patrimônio. Ao longo de nossas vidas somos capazes de guardar coisas mais valiosas que os nossos bens.
74793_617473108298084_371526070_n3 – CULTIVE RELAÇÕES PESSOAIS
Temos que deixar marcas boas na vida das pessoas. A mensagem de vida voltada para os outros é que é possível, talvez necessário, envolver-se com aqueles que estão a nosso redor. Temos que sair da zona de conforto da família e participar da vida de mais gente – e convidá-las a fazer parte da nossa vida.
4 – FREQUENTE A RUA
“Andar pela rua e misturar-se ao povo esclarece e humaniza”. O exercício de caminhar e se misturar amplia o senso de realidade e ajuda a tomar pulso da cidade e da sociedade em que se vive. É na rua que a vida pública acontece com suas alegrias e contradições.
nnnnn5 – SEJA COMUM E EXTRAORDINÁRIO
Nesta época de individualidade exaltada, onde cada um é estimulado a ser excepcional, único e insubstituível, percebemos que o homem que chegou ao posto religioso mais importante do mundo nunca fez questão de parecer diferente daqueles que o cercam. Francisco nunca teve medo de ser mais um, de misturar-se a seus pares e ao homem das ruas e de ser mais um entre eles.Nisso reside a sua imensa originalidade.
6 – CULTIVE A DIFERENÇA
Lavou os pés de duas mulheres sendo uma delas muçulmana. Tal atitude provocou debate e espanto. Não se explicou… Em seu sermão ressaltou a importância de servir e ajudar seja a quem for.
Quem sabe ouvir ganha respeito. Pessoas que pensam diferente de nós não são necessariamente adversárias ou inimigas. Ideias diferentes das nossas nos enriquecem.
7 – VALORIZE A FAMÍLIA
Hoje em dia o convívio familiar se reduz a poucas e atribuladas horas. As crianças, muitas vezes mal conhecem seus avós, seus tios. Francisco descobriu sua vocação e construiu sua personalidade à sombra de uma família ampla e presente, embora pobre. Em tempos de famílias cada vez menores é hora de focarmos mais intensamente nos relacionamentos entre os seus membros.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

8 – NÃO TENHA VERGONHA DE SER HUMILDE

“Me chame de Jorge, como sempre…” Em vez de Sua Santidade, pediu para ser chamado como bispo de Roma. Poderia apenas ser questão de palavras, mas não é. Francisco é mesmo um homem simples. Ele faz questão de evitar que as posições cada vez mais importantes que assumiu mexesse com seus hábitos e com sua cabeça. Todos admiram gente importante que não se dá ares de grandeza e se relaciona normalmente com os demais.
9 – RECONHEÇA SEUS DEFEITOS
“Todo mundo peca, inclusive o papa – e muito”. Se o conceito de pecado hoje em dia está fora de moda, a ideia de erro pessoal persiste. Temos uma imensa dificuldade de admiti-los para nós mesmos e para os outros. Falando publicamente de suas fraquezas, o papa nos sugere que sejamos mais honestos e mais compreensivos com nós mesmos e com os outros.
10 – CUIDE DE SEUS AMIGOS
“A amizade é uma grande dádiva de Deus. Com ela, podemos conhecer o amor da diferença, sem barreiras, da ternura permanente. Deus não é mesmo maravilhoso?” Amizade é uma relação transformadora, de profundo engajamento, que requer atenção e doação. Em tempos de enorme trivialidade, essa é uma lição transformadora. Amizade não é apenas uma forma de entretenimento. Amigo não é apenas quem ri com você, mas quem conhece suas fraquezas, divide suas dúvidas e partilha suas dificuldades.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s