Dia Mundial de Conscientização do Autismo

autismo, Autista, Conhecimento, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Respeito, Texto, Texto para Reflexão, Textos

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});


Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial do Autismo e foi criado pela Organização das Nações Unidas1 , em 18 de Dezembro de 20072 , para a conscientização acerca dessa questão. O autismo é um transtorno do desenvolvimento que atinge a comunicação, interação social, imaginação e comportamento de um ser humano. Porém, já há muitos tratamentos, hoje em dia, que aumentam a qualidade de vida do autista.

Alguns adultos com autismo também são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e sociabilização freqüentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola. 

Acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando e o aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade científica. No Brasil, foi realizado o primeio estudo de epidemiologia de autismo da América Latina, publicado em fevereiro de 2011—com dados de 2010 –, liderado pelo psiquiatra da infância Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011), num projeto-piloto com amostragem na cidade paulista de Atibaia, aferiu a prevalência de um caso de autismo para cada 368 crianças de 7 a 12 anos. Outros estudos estão em andamento no Brasil. 

Acima de tudo, é necessário passar por cima do preconceito e se aproximar mais do desconhecido, talvez, permitir-se conhecê-los será uma maravilhosa experiência para ambas as partes. 

Fonte: Portal Pedagógico / Medilarrs

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s