Como não tratar seu filho

Amor, amor maior, Como não tratar seus filhos, Educação, educar os filhos, Filhos, notícias, Pais, Para Refletir, Pense nisso, psicologia, psicologia para filhos, Reflexão, Texto, Texto para Reflexão, Textos





Uma psicóloga clínica chamada Sherrie Campbell, criou uma lista com 8 coisas que os pais não devem fazer com seus filhos, pois influenciam negativamente na formação da situação emocional deles.

Não ignore ou minimize os sentimentos dos seus filhos.

Se o seu filho estiver tristonho ou com raiva, ou com medo, não zombe, não humilhe, não minimize o que ele está sentindo, não diga apenas que o que ele está sentindo é errado. Quando os pais fazem isso, perdem a oportunidade de uma conexão emocional com o filho o que gera problemas posteriores.

Não crie regras inconsistentes

Fale para seus filhos o que você espera que eles façam ou eles não saberão como devem se comportar. As crianças vivem tentando corresponder as expectativas dos pais. Regras são úteis para que as crianças tenham algo para se basear na vida quanto ao comportamento. Se você deixar seus filhos sem o mínimo de regras, ou der regras inconsistentes e variáveis, eles terão que descobrir sozinhos, ou acabarão perdendo o valor das regras e terão problemas de comportamento. 

Não crie um vínculo de “amizade” onde você os conta todos os seus problemas.
Se você agir como com fraqueza perante seus filhos, eles não te respeitarão como deveriam. Você pode compartilhar seus problemas, mas deve mostrar que mesmo caindo você consegue se levantar e resolver tudo, que tem coragem de encarar os problemas, e que consegue resolvê-los sem pedir ajuda para eles.

Se você humilhar e nunca mostrar afeição ou amor ao seu parceiro diante do seu filho, ele terá dúvidas sobre o que é amor. Se você está sempre colocando-o pra baixo e está o rejeitando, ameaçando divórcio, você está criando um ambiente de estado crônico de ansiedade. Mesmo se você já estiver divorciado, não trate o ex-parceiro de forma fria, distante, ou tensa, se fizer isso você manda ao seu filho uma mensagem confusa e ele não confiará em ambos. Isso se chama alienação parental.
Quando você pune seus filhos por eles crescerem, você faz com que eles se sintam culpados por algo que é natural, como crescer, ter vontades, desejos. Isso pode fazer com que eles cresçam sem ter abertura com os pais e sem saber como eles realmente são e o que os fazem felizes.
Se seu filho tiver algum problema na escola com algum colega ou com algum professor, não corra para resolver isso e tentar livrar seu filho do problema, ele precisa enfrentar isso para saber como se comportar e como se relacionar. Ele precisa aprender por si só como ser uma boa pessoa, o que você deve fazer é orientá-lo quando ele pedir ajuda, mas não viva por ele.
Não superproteja seu filho, isso pode os tornar narcisistas.
Fonte: Salto alto e mamadeiras.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s